Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal: Israel:                   Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

 
 ver·editar Israel Portal de Israel
Bandeira de Israel Brasão de armas de Israel
Mapa de Localização

O Estado de Israel (em hebraico Loudspeaker.svg? מְדִינַת יִשְׂרָאֵל, Medinat Yishra'el; em árabe دَوْلَةْ اِسْرَائِي, Dawlat Israil) é um país no Oriente Médio, na extremidade sudeste do Mar Mediterrâneo. É uma república democrática parlamentar fundada em 14 de Maio de 1948. É o único Estado judeu em todo o mundo.

Faz fronteira com o Líbano no norte, Síria e Jordânia ao leste e Egito no sudoeste. A capital do país e sede do governo é Jerusalém, que é também a residência do Presidente da nação, repartições do governo, suprema corte e o Knesset (parlamento). A Lei Básica estabelece que "Jerusalém, completa e unida, é a capital de Israel". Israel é o único país no Oriente Médio considerado como uma democracia, e seus cidadãos desfrutam de uma extensa gama de direitos políticos e direitos civis.

Israel, ainda, é considerado o mais avançado na região em termos de liberdade de imprensa, regulamentações empresariais, competição econômica, liberdade econômica e desenvolvimento humano médio.

Segundo as escrituras bíblicas, Israel é a terra prometida por Deus aos hebreus e é o berço da religião e da cultura judaica desde o século XVII a.C..

 
 
 ver·editar Artigo destacado

Tel Aviv ou Telavive (Tel Aviv-Yafo em hebraico, תֶּל אָבִיב-יָפוֹ; em Árabe تَلْ اَبِيبْ-يَافَا, Tahul HAbibbīb-Yāfā)) é a segunda maior cidade de Israel, localizada na costa do Mediterrâneo. Tem cerca de 350.000 habitantes. Foi fundada em 1909 sendo unificada com a vizinha cidade de Jaffa em 1950. Foi a capital do país entre 1948 e 1949. Tel Aviv faz parte de uma grande zona metropolitana de Israel, chamada de Gush Dan ("Agregado Dan", que inclui também as cidades de Bat Yam, Holon, Ramat Gan, Givatayim, Bnei Brak, Petah Tikva, Rishon LeZion, Ramat Ha-Sharon e Herzliya). Dada a qualidade das suas praias, clima aprazível e oferta de serviços turísticos, como os grandes complexos hoteleiros, a cidade é um local turístico por excelência. A cidade é o centro econômico de Israel com a bolsa dos valores e sede de muitas empresas. O bairro Hakirya (antiga colônia alemã Sarona) é a sede do ministério da defesa e do comando do exército israelense.

 
 
 ver·editar Imagem destacada
 
 ver·editar Você sabia?
  • ...O Mar Morto, entre Israel e a Jordânia tem um alto índice de salinidade de forma que é possível se sentar na água sem afundar?
  • ...Que Israel é o único país no mundo que entrou no século 21 com um ganho líquido no número de árvores, feito ainda mais notável pelo fato de que Israel é um deserto em cerca de 60% de seu território.
  • ...Que o conjunto principal de livros sagrados dentro do judaísmo chama-se Tanakh ou Tanach (em hebraico תנ״ך) e corresponde ao Antigo Testamento cristão?
  • ...Que Israel tem mais prémios Nobel per capita do que qualquer outro país. Tem mais laureados, em números reais, do que Espanha, México e China.


 

 
 
 
 ver·editar Categorias
 
 ver·editar Wikiprojetos
 
 ver·editar Por temas
Notícias
Por cidade
Geografia
Política
História
 
 
 
 ver·editar Colabore!

Revisar/Reciclar:

 

Fundir/Traduzir:

 

Desenvolver:

Política
História
Estados (Ver projeto:Países)
Cidades e capitais (Ver projeto:Cidades do Mundo/Capitais do Mundo)

Pedidos:

Obs: Ao criar novos artigos procure criar os possíveis redirecionamentos.

Sem imagem: